O que significa VUCA?

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

– Afinal, o que é VUCA (VICA)?

Em inglês a sigla utilizada VUCA são as iniciais de Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity. Traduzindo para nosso bom e velho português a sigla se transforma em VICA, ou seja, Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

O termo VUCA, foi desenvolvido no ambiente militar na década de 90 pelo exercito norte-americano para descrever as condições resultantes no pós Guerra-Fria. Assim era possível elaborar planos de contingências para agir de acordo com cada cenário ou situação. Não se trata de um termo novo, mas expressa bem o momento em que estamos vivendo e tem sido utilizado com frequência inclusive no ambiente corporativo.

Qual o impacto? Para o mundo dos negócios a aplicação não difere muito de um ambiente de guerra, temos frequentemente situações desafiadoras onde precisamos ter estratégias e planos de contingências para serem aplicadas em cada situação.

Para entendermos melhor, basta observamos cada uma de suas características que compõe a sigla:

V = Volatilidade – As mudanças têm ocorrido cada vez em maior número e mais rápidas no mundo dos negócios. Por isso, muito mais que planos bem detalhados para o futuro, precisamos entender estas mudanças e estar pronto para lidar com elas.

I = Incerteza – Ainda pensando na volatilidade, podemos afirmar que o mundo se tornou um lugar de muitas incertezas e como tudo esta mudando o tempo todo, fica difícil prever os resultados no futuro, mesmo com um alto volume de dados que temos a nossa disposição o que nos direciona hoje, pode não nos direcionar amanhã.

C = Complexidade – Este termo surge pela conexão de todos os fatores e de “N” variáveis interconectadas. O modelo tradicional de gestão de riscos não é suficiente para lidar com todos estes contextos interligados que fazem parte de um sistema muito maior e complexo.

A = Ambiguidade – A falta de clareza aliada às características mencionadas anteriormente tornam todo o cenário ambíguo, ou seja, fica difícil planejar, pois não há respostas corretas a cada problema ou situação. O que há são possibilidades e caminhos que devemos escolher de forma consciente e entender que cada escolha terá uma consequência e nos responsabilizarmos por ela.

Nos preparando para o mundo VUCA

Se analisarmos todos os contextos mencionados acima, vemos que certamente já nos deparamos ou estamos deparando com essas características em nosso dia a dia.

E agora fazemos a seguinte pergunta: Como nos prepararmos para este mundo?

Seja resiliente para lidar com a volatilidade;

Seja flexível para lidar com as incertezas;

Seja multidisciplinar para lidar com a complexidade;

Seja corajoso para lidar com a ambiguidade.

Empresas e equipes com essas características que se adaptam e são rápidas em suas tomadas de decisões, tendem a passar por todas essas situações com menores desgastes e com maiores aprendizados para contornar seus problemas.

Nós publicamos um texto aqui no Moovi Blog chamado “Precisamos ser coiotes” nesta matéria fala um pouco mais sobre as adaptações que precisamos fazer principalmente nos negócios. Confira aqui.

#WeAre

Moovi.

Agência de Marketing em Florianópolis

Somos uma agência completa e especialista em Marketing Digital, Desenvolvimento de Sites e Identidade Visual. Apesar de estarmos localizado em Santa Catarina, nós também atuamos nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraíba. Diferentes culturas movimentam a nossa agência.